Mais de 1 000 sítios por volta de todo mundo são desde já protegidos sob os auspícios da UNESCO. O Comité do Património Mundial reuniu-se na sexta-feira, a 5 de julho de 2019 em Baku (no Azerbaijão) onde foram apresentados.
Provavelmente, o sítio mais famoso da lista, é a cidade da Babilónia no Iraque. As primeiras informações sobre a cidade aparecem no século XXIII antes de Cristo, e, ela é considerada como lugar de uma das Sete Maravilhas do mundo, ou seja os Jardins Suspensos da Babilónia. A cidade tem uma história notável, cheia de palácios e templos, mas na realidade, há poucas coisas da mais antiga época para ver. Há danos consideráveis junto a monumentos restantes. Saddam Husein fez construir uma réplica do palácio ao passo que as forças armadas americanas a operar naquela zona durante a guerra do Iraque esmagavam antigos passeios com os seus veículos e enchiam os seus sacos de areia com material de fragmentos arqueólogicos.
Haras….e mineiros
Rastos chcecos na lista da UNESCO são bem visíveis. A região mineira de Erzgebirge/Montes Metalíferos e o haras de Kladruby nad Labem foram escritos na lista da UNESCO. A República Checa tem desde já 14 inscrições do património mundial e natural.
Fonte: aktualne.cz